Uma porta é algo que nos permite entrar ou sair de um local. Essa passagem pode nos levar desde a locais agradáveis até a situações completamente embaraçosas. Dessa forma, no segundo caso podemos optar por atravessá-la novamente para abandonar essas situações.
O que é fato é que as portas que existem em nossas vidas estão sempre abertas. Mesmo que algumas vezes aparentam estar fechadas, podemos empreender o nosso esforço no sentido de abri-las e, assim exercendo todo o nosso livre-arbítrio, podemos ir para locais e situações que escolhermos.
Porém, há situações em que a porta está sempre aberta para todos nós e muitas vezes nos recusamos a atravessá-la. Algumas vezes por medo, outras por não querermos assumir a responsabilidade das nossas escolhas, e até dos compromissos que devíamos assumir.
Há uma porta aberta na vida para todos nós que se chama Jesus. Todos os ensinamentos e exemplos de vida que esse ser iluminado nos trouxe estão sempre à nossa disposição. Aquilo que ele praticou surge em nossas vidas para que possamos seguir o seu exemplo, respeitando o nosso tempo e as nossas limitações.
Mas nem por isso devemos deixar de segui-lo, pois, reconhecendo a nossa pequenez diante dele, nos colocamos como alunos sempre ávidos a aprender diante do maior Mestre que conhecemos.
Não tenha medo de atravessar aquela porta que leva a Jesus. Coloque-se sempre à disposição para praticar a caridade e amor ao próximo. O Mestre sempre levou consolo àqueles que passam por situações difíceis. Um pouco do nosso tempo, uma mão amiga, uma palavra consoladora, tudo isso são formas de seguir a Jesus.
Esse é o nosso maior compromisso nessa vida, atravessar aquela porta que está sempre aberta para nós, onde o Mestre nos receberá de braços abertos e caminharemos lado a lado com Ele.
Em nome de Jesus, que assim seja.