O Aborto Involuntário

                                                                                                                                                                                           27/07/2023

O aborto involuntário ou espontâneo é a interrupção natural de uma gestação, sem que seja provocado intencionalmente pela mulher. Muitas vezes envolto por muito sofrimento e frustração, o abortos espontâneo pode ter variadas razões materiais e espirituais.

Diferente do que muitos imaginam, nem sempre os abortos espontâneos são programados. Existem casos em que situações não planejadas durante a gestação inviabilizam o corpo carnal do feto. Nesses casos, a Espiritualidade avaliará a situação e, apenas em casos de extrema necessidade, intervirá para garantir a manutenção da gravidez. Por outro lado, alguns estudiosos do Espiritismo defendem que alguns casos de aborto espontâneo são resultantes da desistência do espírito reencarnante. Embora KARDEC (1), não negue essa possibilidade, ela possivelmente não é frequente, visto que, exceto nos casos de uma reencarnação compulsória, o processo de planejamento reencarnatório é longo e o espírito é preparado para tal situação.

Nos casos de abortos planejados, a gestação seria um veículo para o restabelecimento de irmãos espirituais, os quais precisam de um breve contato com o corpo material e com o amor da família para conseguirem se reconstituir perispiridicamente e para progredirem em sua jornada de crescimento. Nesses casos, embora geralmente não se lembrem, os pais autorizam tal processo, colocando-se à disposição para ajudar esses irmãos e também para quitar débitos passados.

1. Pergunta 335 – KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos.


ESPIRITISMO EXPLICA, temas simplificados para todos